A escola é o primeiro espaço de socialização das crianças fora do seu ambiente familiar. A pluralidade de crianças na educação infantil é excelente para o desenvolvimento espontâneo dos pequenos, principalmente em um local seguro e com pessoas que possam identificar qualquer dificuldade de interação que eles possam ter.
A criança, ao se relacionar com outras crianças, começa a desenvolver uma autoimagem positiva, que a incentiva a construir laços de forma segura e confiante. Além disso, estar diante de tantas pessoas diferentes faz com que ela cresça entendendo que as diferenças são naturais e devem ser respeitadas. Ela não é igual ao coleguinha, que por sua vez não é igual à professora, mas todos devem ser amados e respeitados exatamente como são. E aos adultos, cabe a tarefa de incentivar a convivência e monitorar a reação dos pequenos nessas situações.
Outro ponto importante nessa vivência na educação infantil é sobre os aprendizados que ela traz para a vida e formação da criança, como aprender a trocar, dividir, esperar e compartilhar. Todos esses movimentos estabelecem as relações que elas pretendem cultivar e a sua forma de agir e reagir durante a vida. Claro que tudo isso pode ser feito também no ambiente familiar, com pais, avós e outros parentes, mas as trocas entre iguais – neste caso, crianças com crianças – são mais autênticas e espontâneas.
A socialização das crianças na educação infantil é a base do desenvolvimento dos seus valores, por isso a importância de começar a aprender desde cedo sobre as diferenças e o respeito, sempre respeitando o tempo de cada um.