Laço de Ternura

Blog Laço de Ternura

Educação

A importância de incentivar a leitura antes mesmo de se aprender a ler

1 junho, 2018

Pode parecer não haver sentido em incentivar a leitura em alguém que ainda não sabe ler. Mas faz todo o sentido estimular o hábito de leitura ainda na pré-escola. A leitura pode ser estimulada de diversas formas nos primeiros passos da vida: através da familiarização com as letras do alfabeto, o estímulo do vocabulário através de musiquinhas, além da leitura de contos e historinhas nas horas livres dos pequenos.

 

Vamos brincar de abecedário?

Como a criança começa a se familiarizar com as letras e números mesmo antes de ser alfabetizada? Existem muitos brinquedos que materializam cada letrinha do alfabeto, permitindo às crianças conhecerem a forma de cada letra.

Geralmente têm tamanho que dificulta sua ingestão e são feitas de material não nocivo à saúde infantil. Bem coloridas, as letras estimulam os pequenos a brincarem com cada uma das letras, promovendo a familiaridade com suas primeiras palavras.

 

Música: o primeiro e melhor jeito de ler o mundo

 

Dizem os especialistas que a música é absorvida pela criança como um estímulo positivo desde a barriga da mãe. Por que não usar a música como o primeiro contato com o mundo das palavras?

Esse estímulo é muito utilizado nas creches e pré-escolas, tanto para melhorar o humor da turma, quanto para introduzir as primeiras palavras na mente em desenvolvimento dos pequenos.

Esse exercício deve ser feito sempre que possível, convidando a criança a entender melhor o mundo ao seu redor através de um agradável incentivo.

 

 

Leia para uma criança e ela lerá melhor no futuro

O melhor jeito de fazer uma criança entrar no mundo dos sonhos, além de estreitar os laços de afeto entre filhos, pais e avós é ler belas historinhas antes de dormir. Faz sentido para você essa máxima?

Para a ciência, isso faz todo o sentido. Tanto faz sentido, que é uma prática passada de geração para geração, mesmo com a evolução da tecnologia e a profusão de mídias como Youtube, com programação específica para os menores.

Quem procura preparar melhor as crianças para um futuro melhor, pode (e deve) ler todas as noites ou sempre que houver uma oportunidade de contato, mostrando um mundo cheio de fantasias e aventuras.

 

Partiu compartilhar as palavras com esses seres tão especiais? Fale com o nosso orientador educacional e veja como podemos contribuir para o desenvolvimento apropriado do seus filhos.

Tags:

Post populares

Sorry. No data so far.

Tags

Nossos convênios

X