Laço de Ternura

Blog Laço de Ternura

Sem categoria

A importância do esporte no desenvolvimento da criança

24 setembro, 2018

O esporte é parte fundamental no desenvolvimento físico dos pequenos, além de facilitar também o aprendizado de conceitos básicos da vida, como saber esperar, reconhecer a vitória dos adversários e compartilhar a atenção.

Durante a primeira e a segunda infância, são desenvolvidas as habilidades motoras básicas que ajudam na progressão de habilidades específicas. Uma base mal feita pode afetar todo o processo de desenvolvimento posterior. Por isso, o foco nesse momento é na variedade de vivências motoras, como correr, saltar e chutar, e não na especialização, como o arremesso e a bandeja do basquete ou a cortada do vôlei.

As crianças são naturalmente motivadas para a prática de atividades físicas, e o esporte pode ser um canal entre aluno e escola, principalmente se for tratado como algo prazeroso, lúdico e divertido. Elas não devem ser pressionadas, nem desmotivadas. Cabe ao professor respeitar os limites, interesses e individualidade de cada aluno.

Mas os pais e familiares também podem – e devem – fazer parte dessa fase da vida da crianças. E muito mais do que um incentivador, devem ser exemplo. Não estamos falando para que sejam atletas, mas sim que demonstrem interesse e compartilhem momentos de atividades com seus filhos. O exemplo familiar é o fator de maior importância na educação da criança.

Leia o artigo completo no site: https://bit.ly/2Nry85D.

Tags:

Post populares

Sorry. No data so far.

Tags

Nossos convênios

X